Review: Unified Remote – O melhor controle remoto para iOS

Unified Remote

Bem vindos ao primeiro artigo da categoria de reviews!

Esperamos que o modelo de informações apresentadas seja agradável e de fácil leitura.

Nenhum review realizado neste site é influenciado por terceiros, como desenvolvedores e áreas de marketing. Avaliamos os produtos que utilizamos e compartilhamos nossas opiniões pessoais.


Unified Remote – O que é?

Confesso, já testei inúmeros aplicativos que prometiam elevar meu nível de sedentarismo a cada dia, facilitando minha vida em tarefas mundanas que incluem levantar da cama, pressionar um botão e voltar para a cama. Ou dois botões talvez. Nenhum deles combinava todas as funções que eu necessitava em um único lugar.
Parece exagero pois não tenho nenhuma doença ou problema que me impeça de realizar estas tarefas, porém quando estes atos se tornam extremamente repetitivos (muitas vezes de poucos em poucos minutos, no caso de estar assistindo alguma série online), chega a irritar.

Tudo piora quando algum Santo (Alô São Pedro, préstenção!) esbarra no termostato que controla o clima de São Paulo, e para piorar enrosca sua barba na torneira da garoa. O dia que você passou deslizando toboáguas abaixo como uma criança feliz no clube pensando que mais tarde seria uma ótima noite para colocar sua bermuda falsificada da Oakley e ir até o boteco mais próximo tomar umas geladas, se transforma em segundos em uma cena que lembra um mashup de Silent Hill com Twister e te deixa questionando sua sanidade, tentando recordar se realmente é o mesmo dia que você estava ralando as costas no toboágua.

Os planos mudam, você deita na cama com sua namorada, seleciona uma temporada de Bob Esponja pra assistir, aperta play e corre para a cama.

Percebe que assim que achou uma posição ótima para cuddle, o episódio já está na metade. Enquanto você estava apagando a luz, relocando o cachorro na cama (que com certeza já estava em cima do seu travesseiro com cara de poucos amigos, sem sinais que pretendia sair do seu lugar), arrumando os cobertores e procurando uma posição, sua namorada está rindo de algo que o Patrick acabou de fazer e você quer saber o que aconteceu.
Levanta da cama, volta o episódio para o começo, e o cachorro já está no seu travesseiro novamente como se você não estivesse realocado o mesmo para outro lugar da cama, te olhando com a mesma cara da primeira vez. Você não tem um mouse sem fio porém tem um Xbox, que desiste de usar para assistir Bob Esponja pois até o mesmo ligar a seca da Cantareira já atingiu a Fenda do Biquíni. O único objeto próximo é seu celular, e arremessá-lo tentando clicar em algum botão que está a quatro metros de distância não parece ser um ato inteligente.

São nessas horas que o Unified Remote entra em ação.

O aplicativo interage com seus computadores através da rede WiFi, permitindo de controles básicos a avançados, como movimentar e clicar com o mouse, executar scripts no prompt de comando, ligar e desligar o computador, controlar navegadores, gerenciar arquivos e acessar seu computador remotamente, a lá TeamViewer de qualquer lugar da casa dentro do alcance da sua rede wireless.

E o melhor de tudo, a versão básica do aplicativo é gratuita ao contrário de muitos outros que testei e não serviram para minhas necessidades e foram deletados em menos de meia hora.

 

 

Unified Remote – Funcionalidades

Ao abrirmos o aplicativo pela primeira vez, somos recebidos por uma imagem explicativa sobre como instalar o aplicativo suplementar nos computadores permitindo que o Unified Remote interaja com eles. E esta tela misteriosamente some assim que você começa a ler a segunda linha do texto. Desaparece sem motivos. Eu não toquei em nada. Juro.
Procurei por todo o aplicativo atrás dela e não localizei.
Reinstalei o aplicativo e aconteceu novamente. Como a primeira impressão é a que fica, questionei a qualidade do aplicativo e visitei o site do desenvolvedor a procura de informações. Localizei (leia-se, tem um botão gigante na página inicial para o link de download do aplicativo suplementar). Instalei o mesmo, que prontamente estabeleceu uma conexão entre o celular e o computador e tudo começou a funcionar perfeitamente.

A primeira opção utilizada foi a de controlar o mouse, e de cara fiquei surpreendido. Outros aplicativos testados possuíam um delay irritante que por muitas vezes me fizeram clicar no lugar errado. Não notei nenhum atraso com o Unified Remote, o comportamento do mesmo lembra e muito um TrackPad de laptops da Apple. As respostas são imediatas e o mesmo  possui gestos multi-touch, transformando o celular em uma espécie de Magic Trackpad com esteroides.

Esta única função solucionou os problemas de assistir seriados enrolado como um burrito nos cobertores com a namorada, e por si só me convenceu a comprar a versão completa dentro do próprio aplicativo. O app também solucionou outras pequenas e grandes inconveniências do meu dia a dia:

  • Utilizo o finado WinAmp, e o único motivo é o Plug-in Enhancer. Como o sistema de som do meu computador foi criado por mim (com módulos e caixas seladas) esta é a única combinação que faz o som ficar ótimo, com graves absurdos e sem distorção. Nenhum outro programa controla o WinAmp remotamente sem alguma dor de cabeça.
  • Utilizo o Daum PotPlayer juntamente com o Smooth Video Project para vídeos. Outro ponto positivo, pois nenhum outro app controla o PotPlayer, que apesar do nome não tem nada a ver com maconha.
  • Desligo, ligo, durmo e acordo o computador sem chegar perto através do WakeOnLan (necessário ativar na BIOS e também no roteador). Como os valores da conta de energia do país controlado pela Dona Dilma subiu mais uma vez, não ando deixando o computador ligado 24 horas como sempre ficou. Posso ligá-lo enquanto guardo o carro ou desligá-lo se estiver fazendo outra coisa e a VGA resolver resfriar sem motivos ou razões aparentes, acordando metade da minha casa e me fazendo sonhar com aviões caindo. Sim, nVidia estou falando de você com sua parceria com a Boeing.
  • Posso demonstrar coisas acontecendo no computador, de slideshows a textos grandes para pessoas sentadas na minha cadeira sem precisar ficar perto do mouse, evitando a desconfortável situação de cintura próxima a orelha.

Claro que existem outros aplicativos que realizam estas funções, mas a conveniência de ter tudo em um único lugar justifica o download. De fato, tornou-se um aplicativo essencial para o meu dia a dia e recomendo a todos, e o melhor de tudo, a versão gratuita atende as necessidades da maioria das pessoas que vão utilizar o App.

 Screenshots

 

Teclado e Mouse – Gerenciador de Arquivos – Mídia – Energia – Scroll Wheel – Slide Show (PowerPoint) – Spotify – Menu Iniciar – Gerenciador de Tarefas – Windows Media Center – Windows Media Player – VLC – YouTube


Criação de Controles Remotos Personalizados- Boxee – BSPlayer – Prompt de Comando – Chrome – Firefox – Foobar2000 – GOM Player – Google Music – Google Presentation – Hulu Desktop – Hulu Web – Internet Explorer – iPhoto – iTunes – J River Media Center – Keynote – KMPlayer – Mac OS X – Zoom do Windows – MPC HC – Media Portal – MediaMonkey – Monitor – MusicBee – Netflix – Teclado Numérico – Opera – Pandora – Picasa – Plex – PowerPoint Avançado – QuickTime – Safari – Spotify Avançado – Tellstick – Twitch TV – USB-UIRT – Winamp – Windows 8 – Windows Photo Viewer – VLC – XBMC


 

Versão Completa$3,99
Controle Extra$0,99
Funções Extras Para Teclado$0,99
Lista de Controles Ampliada$0,99
Troca Rápida de Controles$0,99


9,4 MB

Unified Remote

Controle Remoto para iOS

Grátis

O melhor controle remoto existente para SmartPhones!
9.5 Nota Final
Recomendado

Se você está procurando um aplicativo para controlar seus computadores e está em dúvidas, o Unified Remote é a melhor alternativa atualmente no mercado.

Interface
9
Velocidade
10
Custo/Benefício
10
Funcionalidade
10
Facilidade de Uso
8.5
Recomendado 2015

Nenhum comentário