Review: Teclado Sharkoon Skiller Pro – 9 Meses de Uso

Sharkoon Skiller Pro

O produto foi adquirido através da loja KABUM. O produto não foi recebido gratuitamente para avaliação.

Pontos Positivos:
  • Durabilidade
  • Aceita mais de 7 teclas ao mesmo tempo
  • Iluminação
  • Memória Interna
  • Macros
  • Teclas Programáveis

Pontos Negativos:
  • Não toca o tema de Jaws ao ligar
  • Não é a prova de líquidos

Sharkoon Skiller Pro

Cerca de 9 meses atrás, ganhei da minha namorada um filho dois items essenciais para quem usa o computador quase o dia inteiro para as mais variadas tarefas, um bom teclado (Sharkoon Skiller Pro) e um bom mouse (Sharkoon Drakonia).

Meu uso destes periféricos chega a ser abusivo, pois programo e jogo enquanto fumo, como e bebo em cima dos mesmos. Qualquer teclado Xingling não dura mais que 6 meses nas minhas mãos, alguns inclusive de marcas consideradas boas começaram a falhar com pouco tempo de uso.

Fiz um tentativa de unboxing quando ele chegou, e resolvi usar bem antes de recomendar ou não recomendar. Sou totalmente contra avaliações de produtos feitas com duas semanas de uso. Nesse período é muito difícil alguma coisa dar problema, e quando pagamos e pagamos caro em alguma coisa queremos que dure.

Resolvi tomar a medida de usá-lo normalmente por um bom tempo em conjunto com o mouse (avaliação em breve) antes de recomendar ou avisar para passarem longe.

O Software

software-sharkoon

O software é bem simples e alguns minutos de uso e cliques em locais aleatórios ele se torna bem intuitivo. O teclado possui três perfis salvos em sua memória interna que armazenam desde a intensidade da iluminação até as configurações de macros e botões customizados criadas pelo usuário.

Configurando uma vez você pode desconecta-lo e levar para outro lugar que suas configurações vão com você. Isso é excelente pois consigo usar um perfil para trabalho com macros e combinações de teclas que me agilizam e muito, e depois trocar de perfil para jogar TeamFortress 2 ou Dota 2 apertando apenas uma tecla. As teclas de macro ficam a esquerda (L1 até L6) e nos primeiros usos é normal apertar a L6 sem querer pensando que é a tecla Control. Estou a 9 meses com ele e acabei reprogramando a tecla L6 para Control em todos os perfis.

software-sharkoon-macros

A configuração das macros não poderia ser mais simples. Selecione a tecla que deseja programar (L1 a L6), e depois digite no teclado a combinação de botões que você deseja. Caso queira que as teclas sejam pressionadas juntas, pressione todas ao mesmo tempo (até 7 teclas). Caso deseje uma sequência de teclas, basta digitar a sequencia e para finalizar pressione a tecla de macro selecionada para finalizar. Não tem como ser mais fácil.

software-sharkoon-advanced

Na parte avançada temos 4 configurações que muitos não vão ligar, mas para jogadores competitivos elas são essenciais. Zerei um perfil para mostrar como o mesmo vem de fábrica. Podemos desligar a tecla do Windows, configurar o Response Time (tempo para que o teclado registre que você apertou uma tecla, deixo em 1ms), Polling Rate (deixo em 500hz, mais do que isso é exagero) e configurar o brilho que também pode ser configurado pelo próprio teclado.

Ele também possui uma iluminação intermitente, a famosa ‘breathing’, onde simula que o mesmo está respirando. O brilho sobe para 100% e diminui gradativamente até apagar. E repete. E repete. Eu particularmente acho bem irritante e nunca utilizei. A iluminação é bem forte e o modo árvore de natal realmente chega a incomodar.

Qualidade e Durabilidade

Após 9 meses de uso contínuo, com programação, jogos, comida, bebidas e cinzas de cigarro caindo em cima do teclado o mesmo continua se comportando como novo.

Nenhuma tecla desbotou (e isso com meu perfil de uso é coisa rara), nenhuma tecla está ‘fofa’ ou ‘dura’ ou com dificuldades de registrar que foi apertada. Nem mesmo a barra de espaços está com aquele clássico desgaste onde o plástico fica liso ou muda de cor que convenhamos, sempre acontece.

As luzes continuam no mesmo tom do dia que foi comprado, não perderam nem um pouco de luminosidade.

Não há nenhum sinal de desgaste no Skiller Pro, fora um pouco de sujeira entre as teclas que conforme já citei, no meu caso é inevitável. Mesmo com uma limpeza mensal (bem simples por sinal, 10 parafusos phillips na parte inferior do mesmo e a traseira sai de uma só vez) nada deixou de funcionar, a película entre as teclas e a placa está como nova sem nenhum sinal de rachaduras ou cortes.

Considerações Finais

Este teclado sinceramente me surpreendeu. Era uma marca desconhecida no mercado quando foi adquirido e até hoje muitas pessoas não a conhecem.

Está a par em qualidade com teclados muito mais caros oferecidos no mercado.

Se está procurando um novo teclado, pode apostar no Skiller Pro sem medo que garanto que será uma excelente aquisição.

9 meses de uso, será que aguentou o traco?
10 Nota Final
Sharkoon Skiller Pro

Excelente custo benefício com durabilidade excepcional.

Qualidade de Construção
10
Durabilidade
10
Software
10
Preço
10
Recomendado 2016

Nenhum comentário