Quick Fix: Amplificador Automotivo Desligando com Som Alto

Som automotivo, motivo de alegria para alguns e de ódio para os que estão ao redor dos acéfalos escutando Funk e vibrando todas as janelas dos prédios da região. E sua cabeça também.

Estava dirigindo normalmente a caminho do mercado e o som começou a cortar. Achei estranho, pois o equipamento é muito novo e com componentes de qualidade (Falantes da Pionner, Aparelho da Pionner e módulo Taramps).

A primeira coisa que me veio na cabeça foi que o módulo morreu, o volume quando baixo permitia que todo o conjunto funcionasse mas bastava aumentar um pouco e começavam estalos e cortes de três segundos.

Levei até a casa de som onde foi realizada a instalação e pediram para deixar o carro na loja para inspecionarem se o problema era do módulo ou do aparelho de som em si.

Concordei e marquei para entregar o carro no dia seguinte. Mas como sou curioso e teimoso e mais do que qualquer pessoa odeio ser enrolado, resolvi tentar descobrir por mim mesmo porque isso estava acontecendo e iniciei uma bateria de testes por exclusão começando pelo básico, a alimentação do módulo.

Verifiquei a tensão da bateria nos cenários:

  • Carro e som desligados.
  • Carro desligado e som ligado.
  • Carro ligado e som ligado.
  • Carro ligado e som desligado.
  • Carro dando a partida com som ligado e desligado.
  • Mesmos testes acima com motor em funcionamento e câmbio em N.
  • Mesmos testes acima com motor em funcionamento e câmbio engatado.
  • Mesmos testes acima alterando o volume do som.

A alteração de tensão da bateria não teve nenhuma mudança considerável (o máximo foi na hora que o câmbio foi engatado com uma variação de 0.5v para baixo. De acordo com a concessionária da Peugeot é um comportamento esperado, já levei para verificarem porque diabos toda vez que engato o câmbio com o carro parado as lanternas ficam mais fracas e voltam) e não teve nenhum pico preocupante.

Como a alimentação estava nos conformes parti para a segunda etapa, verificar a fiação que leva a energia da bateria para o módulo.
Capô aberto e dedos queimados, verifico o fio do positivo que está devidamente instalado com seu respectivo fusível. Quando verifico o negativo, me deparo com esta cena:fiacao-som-automotivo

Seguindo o fio vermelho, saindo da bateria o mesmo passa por um conduíte preto e termina diretamente na porta de energia negativa do módulo amplificador.

E este é o problema, e não essa sujeira que chamo de motor. Como não espero que todos que leiam este artigo saibam do que eu estou falando (aliás, se soubesse não estaria aqui perdendo tempo), vou explicar de uma forma simples e rápida.

tomada
Olhe para esta tomada, ela possui três pinos. Positivo, Negativo e Neutro/Terra.

Se o seu módulo entra em emergência/desliga/falha com um volume alto, verifique a instalação, principalmente o neutro, por experiência própria alguns instaladores não dão a mínima. Confira também se o neutro não está preso a alguma parte da lataria que possui tinta, o ideal é raspar a tinta antes de posicioná-lo. Qualquer parafuso do chassi que não esteja com mais nenhum fio pode ser utilizado.

Para aterrar é fácil, mas caso não tenha certeza do que está fazendo leve em uma loja especializada (que não seja a mesma que não aterrou em primeiro lugar).

Fiz um simples guia para ninguém errar:

instalacao neutro som automotivo

E com este fix de cinco minutos meu som voltou a funcionar sem cortar em nenhum volume.
Se o seu som está cortando quando você aumenta o volume, vale a dica.

 

 

 

 

Nenhum comentário