IE Warning
YOUR BROWSER IS OUT OF DATE!

This website uses the latest web technologies so it requires an up-to-date, fast browser!
Please try Firefox or Chrome!
Back to top
 
 
 

FaceTime + Portabilidade = Esperando Ativação

blog info BY   blog info 13 COMMENTS   blog info Random

Isso pode parecer óbvio para alguns que já conhecem bem sobre o assunto e entendem como a portabilidade funciona, já para mim e para outros meros mortais que migraram de uma versão anterior do iPhone para o iPhone 4 pensando que seria o famoso ‘It Just Works’™ , acabaram por perceber que a propaganda feita pelo tio Steve Jobs sobre o FaceTime (Zero de Configuração) consegue dar mais dor de cabeça do que se existisse alguma configuração manual a ser feita, como um cadastro ou enviar um cartão postal com coordenadas GPS para Cupertino.

Zero de configuração somente para o Steve Jobs talvez, pois aqui no nosso querido Brasil a simplicidade sempre piora a situação.
O FaceTime é ativado enviando uma SMS internacional para  o Reino Unido, e recebe uma resposta do mesmo número que a mensagem é enviada (presumo, pois é enviado para o DDI +44) e o Skype me disse que +44 é o código de UK, porém o que acontece é que números portados, por algum motivo que não consigo entender, não são capazes de enviar SMS internacional, resultando que o iPhone fica travado em esperando ativação e muitas vezes travando o processo de SMS caso você deixe por muito tempo esperando, forçando a reiniciar o aparelho por completo pois o simples Switch de On/Off se desativa sozinho quando você retorna ao menu.

Senta que lá vem história.

Acordei segunda, última semana de férias, ótimo humor e resolvo dar o meu (Até então atual) 3GS para minha mãe, que já deve estar cursando a 39 faculdade e a combinação de iBooks + Internet em qualquer lugar + GPS vindo gratuitamente de seu amado filho era tudo que ela poderia ganhar de presente. Prontamente vou até o Shopping Abc (Estou colocando os lugares que passei para que se você é da região já saiba como será atendido e o que esperar) e começo a busca. Passo por Oi, Vivo, Tim e Claro e não encontro o maldito celular, mesmo em uma nova loja da tim tendo cerca de doze unidades de mostruário, não queriam me vender.
Vou até o Esgoto Shop (porque quando chove, alaga) e a história se repete. Como última esperança, comecei a passear pelas lojas ‘alternativas’ de dentro do local, daquelas que parecem apenas um pequeno corredor e são cheias de capinhas da Hello Kitty. Entrei em uma aleatória como última esperança, e o diálogo se resumiu em:

Bom dia, tem o iPhone 4?
Sim
Me dá um.

Mordi minhas orelhas com o sorriso que dei, achei o maldito! Depois de pagar e gastar mais 40 reais em um suposto bumper (que logo depois encontrei na dealextreme por menos de três dólares) me ofereceram portar meu número para a Tim, com ligações de grátis Tim para Tim, 3G ilimitado e mais algumas coisas que nem escutei. Prontamente aceitei.
Assino doze folhas de papel com meu nome escrito errado, corrigem, assino denovo e recebo um número temporário que chamarei de 8888-8888, coloco o Micro-Sim no iPhone, ativo no iTunes (estava com o laptop na mochila), sincronizo meus Apps, ativo tudo que tenho que ativar, conecto na Wi-fi de grátis do shopping e saio da loja ligando para meus amigos que possuem FaceTime, obviamente parecendo um idiota gritando ‘E AI JÃO’ olhando para o celular na praça de alimentação. E por mais idiota que seja, comprei o iPhone 4 quase que somente para poder fazer chamadas de vídeo e filmar em HD sem ter que carregar uma camera a mais no bolso.

Tudo perfeito, tudo nos conformes. Até chegar quinta e a portabilidade terminar e meu número voltar para o antigo, que chamarei de 6666-6666.
O que fazer? Bora ativar o facetime novamente, dessa vez com o número antigo que agora é definitivo.
Ativo o switch, retorno para o menu e percebo que não aparecia mais o icone durante as ligações para ativar a função. Retorno ao menu e percebo que logo acima meu número constava como Desconhecido. Com o temporário, aparecia como +55 (11) 8888-8888, com o definitivo e portado somente Desconhecido. Fiz a solução do Capitão Óbvio e digitei +55 (11)  6666-6666. E nada.
Restaurei via iTunes. Nada. Restaurei via iTunes em modo DFU. Nada. Apliquei 3 bundles de Carrier.ipcc. Nada. Fiz todas as soluções possíveis e a porcaria não ativava. O que me restou tentar, foi testar com outro número. Atravesso a rua, compro um chip da Oi pré pago na banca de jornal, recebo dois chicletes de troco, meto a tesoura, insiro o ‘agora-micro-sim’ e o facetime ativou em menos de 10 segundos.

Rezo para o Santo Google e logo na primeira linha me deparo com um resultado da própria Apple com o título “iPhone 4: Não é possível utilizar o FaceTime após a portabilidade do número de telefone”. Ótimo! Tento tudo que está ali e nada. Ando por mais trinta fóruns e blogs, tento tudo em vão novamente.
Um dos comentários de um blog que já esqueci qual é dizia algo sobre não funcionar com números portados, e que assim que trocou o número passou a funcionar. Então, vamos trocar meu número e jogar os motivos da portabilidade (manter o mesmo número) privada abaixo.

Agora, o problema foi conseguir, e descobri que existe sim atendimento ao cliente pior que a telefonica. Passei do meio dia as 6 da tarde no 1056 de atendimento da Tim, e percebi que todos os atendentes são pagos para enrolar quem liga assim como a telefônica. Tenho mais de TRINTA números de protocolo de atendimento online, citarei alguns e o resultado de cada um deles abaixo somente para verem o que irão passar se estiverem na mesma situação e quiserem trocar o número. Se quiserem alguns números de protocolo para reclamações pelo mesmo motivo, seja para reclamar com anatel, dar como exemplo em algum lugar, entrem em contato na área de contato ali em cima que prontamente envio os números. Vou escrever na ordem que lembro, e quais eu lembro.

1 – Ligo perguntando porque não consigo enviar SMS internacional. Explico a história. Me encaminham para portabilidade, que me encaminha para o setor pós pago que diz que isso tem que ser resolvido com a portabilidade, não podem me encaminhar denovo porque o ‘sistema que encaminhou’, me pedem para aguardar, espero 10 minutos, a ligação vai direto para a pesquisa de satisfação. (Aquilo de Digite de 1 a 9 seu grau de satisfação com o atendimento, isso é o fim da ligação como se desligassem na minha cara.)

2 – Ligo e peço para me encaminhar para o setor de portabilidade, explico a situação (Gravando tudo que disse que mais uma vez percebi que teria que repetir para outro atendente que iriam me encaminhar), me encaminham para o suporte técnico ‘avançado’ (lolwut). Atendente diz oi, dou play na gravação. Diz que o problema é com a Apple e que não podem fazer nada, explico que a Apple mesmo encaminha porque na página de suporte dizem que fecharam contrato com operadoras para que as mesmas forneçam suporte. Pedem para aguardar. Pesquisa de satisfação.

3 – Ligo novamente, repete-se tudo, me encaminham para pós pago. Peço para trocar o número e o cara diz que era de grátis. Fiquei feliz pensando que iria resolver meu problema. Pesquisa de satisfação.

4 – Ligo e peço para ser encaminhado para a pesquisa de satisfação. O cara não entende, explico que é sempre pra lá que me encaminham independente do que pergunto, e para me mandar direto. Pesquisa de satisfação.

5 – Ligo denovo, explico tudo dessa vez falando aos berros. Me encaminham para portabilidade e a mulher diz que para trocar o número precisaria pagar CENTO E CINQUENTA REAIS. Ligo o foda-se, peço para trocar e que se foda o valor. Exatamente com essas palavras. Pede para aguardar um momento, e advinhem? Pesquisa de satisfação.

Daí para frente já comecei a ficar puto e comecei a tratar o pessoal diferente.

6 – Caí com a mesma atendente da terceira ligação e falo que queriam me cobrar 150 reais. Ri e diz que isso não existe e que toda operadora tem que fazer isso uma vez por mês gratuitamente quando qualquer cliente pedir. Diz que vai fazer para mim e pede para aguardar. Pesquisa de satisfação.

Joguei o telefone sem fio de casa na parede como se fosse uma bola de tênis de raiva nessa hora.

7 – Atualmente esta não foi a sétima ligação, tiveram algumas outras em que o resultado foi mais uma vez, advinhem? Eu estava tão nervoso que não consigo nem lembrar, porém esta eu lembro perfeitamente que o atendente disse que o meu número estava desabilitado para enviar SMS internacionais. Escutei um Halleluia em minha mente. Diz que ativou, fico feliz e tento enviar uma SMS para um site de testes de SMS (ele te envia um, você responde e sua resposta aparece no site, que no caso é esse site aqui, e tem um outro também). Nada acontece. Digo para ele que não deu muito certo não, pede um minuto, e… pesquisa de satisfação.

8 – Ligo e começo a conversar como se conhecesse a menina que me atendeu a mais de dez anos, e o pior, ela respondia rindo e ainda puxava conversa! Digo que a voz dela é muito linda e pergunto se ela tem Orkut! Me responde que sim. Digo que gravei a conversa e enviarei para o supervisor. Pesquisa de satisfação instantâneamente. Deveria ter gravado, ao menos arrancaria uma inútil lá de dentro, se bem que não mudaria nada, pois sobrariam outros 700. Ao menos descontei um pouco da raiva que me causaram e ri do medo dela por dentro.

9 – Ligo, mesma ladaínha, e para a fins de comparação e pesquisas de satisfação, liguei mais de 20 vezes e todas não deram resultado algum. Me disseram até que o FaceTime não existe no Brasil. Morri um pouco por dentro.

Saí de casa chutando a porta, e peço para minha mãe (que estava feliz torrando o limite do cartão na app store) me dar uma carona até o shopping, que dirigir no estado de nervos que eu estava não era uma boa idéia. Vamos até o shopping na loja tim mais próxima. Chego exigindo a mudança de número e explico mais uma vez a história. O cara que me atendeu na loja apontou para dois telefones brancos e azuis dentro da loja e disse claramente:

Nesse caso, utilize os telefones de auto-atendimento e fale com a central que somente eles podem resolver.

Mandei o cara tomar onde o sol não brilha aos berros dentro da loja que estava lotada e todos olharam para mim sem entender, expliquei xingando em um tom de voz que dava para escutar a três corredores do shopping de distância tudo que tinha acontecido e perguntei, ainda berrando, “e você ainda quer mesmo que eu ligue para essa merda?”. O cara totalmente sem graça e não sabendo como reagir, com todos da loja olhando para ele e eu, abriu os olhos e enguliu seco.

Minha querida mãe que tem um senso Troll parecido com o meu, imediatamente apontou para a bancada onde ficam as ‘atendentes’, e soltou a frase chave para o mesmo cara.

E essas meninas sentadas ai sem fazer nada, servem para que?
-São do atendimento senhora.
Então porque elas não estão me atendendo e você tá aqui fazendo agente perder tempo?

A metade da loja que estava lá e eram clientes riram, enquanto a outra metade que eram funcionários fizeram uma linda cara feia.
Em menos de dois segundos o cara disse “vamos trocar seu número”.
Sentei na mesa, o cara me ofereceu um número qualquer começando com 6. Por ler na internet que alguns números 6 também davam problema, disse que queria um começando com 8. Achou em menos de outros cinco segundos, imprimiu um papel de protocolo que assinei sem ler e meu número estava trocado na mesma hora. Ali mesmo, fucei as configurações e ativei o facetime. Ativou imediatamente, mal deu tempo de ler a frase ‘esperando ativação’.

Levei mais de 5 horas no telefone para nada, para ter que ir na loja, dar um show e aumentar o nível de minha gastrite, para um cara qualquer com uma má vontade que se não tivesse feito a loja ficar com uma imagem de mal atendimento na frente de possíveis compradores não teria feito nada resolver tudo em menos de 5 minutos.

Problema Resolvido.

E sim, Apple, eu enviei este post a vocês para verem o que ocorre com nós, moradores do Brasil quando precisamos de suporte. Lembram na conferência do AntennaGate o Steve Jobs dizendo que “se não sabemos que a Apple nos quer ver feliz, não conhecemos a Apple?” Isso não vale aqui, a pior besteira que puderam fazer foi deixar o suporte na mão das operadoras. Procurem na internet por “Facetime Aguardando Ativação” e verão o que as operadoras fazem com nós. Tem pessoas que encontrarão que possuem o iPhone 4 desde o dia do lançamento nacional e até hoje não conseguiram ativar o facetime!  Isto é um resumo da dor de cabeça que tive para poder usar uma função advertida e que me fez trocar de um 3GS para um iPhone 4 de 2100 reais, e no atendimento via telefone da TIM, teve um que ainda me disse que este serviço não funciona no Brasil!

A quem está com problemas, sim, você fez portabilidade e é este o motivo de não funcionar, pois até com um SIM cortado com uma tesoura comprado na banca de jornal funcionou. Não percam tempo como eu utilizando os telefones da operadora para tentar resolver, dirijam-se diretamente a alguma loja física e exijam a troca do número. É a única maneira de funcionar, acaba com o intuito da portabilidade mas atualmente é a única solução se seu número é portado. Ao menos para a TIM.

TIM, vão para o inferno.

Grato.

COMMENTS

  • Rilton

    18 janeiro, 2011., 9:24 am / Reply

    cara senti pena e morri de dar risada com o seu depoimento, é foda mesmo , eu estava na vivo, demorou um pouco pra ativar, mais ativou, (apesar deles debitarem as tentativas de ativação por conta do sms e nunca me extornaram) mudei hj para a tim e ainda não consegui ativar com o meu numero antigo, vamu ver no que vai dar...

  • Rilton

    19 janeiro, 2011., 6:34 pm / Reply

    Então, só pra quem ficou curioso, o meu facetime não ativou sozinho, mais eu achei um tutorial incrivelmente simples, que fez meu facetime funcionar após a portabilidade, a quem se interessar:"Solução definitiva para ativar FACETIME(TIM/OI/VIVO/CLARO) por afmn » Seg Ago 30, 2010 7:12 pm Se você tem um iPhone 4 e seu FACETIME não funciona e fica com o recado "esperando ativação" em AJUSTES>>TELEFONE quando tenta ligar o FACETIME e não sai disto, siga os passos abaixo que você terá sucesso em todas as operadoras brasileiras:OBS.: SEU PLANO COM A SUA OPERADORA DEVERÁ PERMITIR ENVIO E RECEBIMENTO DE SMSs INTERNACIONAIS, você poderá checar se seu número está habilitado no site (http://www.textmagic.com/app/pages/en/pricing-coverage/send-demo-sms). ESEU IPHONE 4 DEVE OBRIGATORIAMENTE ESTAR COM WIFI LIGADO EM UMA REDE COM INTERNET!!!Se seu telefone é desbloqueado de fábrica,0) provavelmente voce precisará apenas ir em AJUSTES>>DERAL>>SOBRE e espere cerca de 1 minuto até aparecer a mensagem de atulalizar dados da operadora e clique sim, se sua operadora já estiver atualizada, passe para para o passo seguinte.1) Depois vá em AJUSTES>>TELEFONE e desative o FACETIME2) Depois desative a opção "mostrar meu numero".3) Após estes passos vá até AJUSTES>>Wi-Fi Reinicie seu iPhone, segure as teclas Power e Home até a tela dele apagar e religar com a logo da maçã da apple.4) Depois vá em AJUSTES>>GERAL>>REDEFINIR e selecione a opção "REDEFINIR TODOS OS AJUSTES". isto não apagará nenhum aplicativo em seu iPhone, mais você terá depois que reconectar sua internet Wi-Fi porque você perderá as senhas registradas no iPhone. Também terá que reconfigurar o toque, e alguns outros detalhes, como altura do volume, etc... este procedimento não apaga nehum dado ou aplicativo do seu iPhone.5) após isto sincronize o telefone com o iTunes novamente6) Depois em AJUSTES>>TELEFONE religue a opção FACETIME e espere cerca de 1 minuto para aparecer a mensagem "Seu n° de telf. será visto por quem receber sua ligação do Face Time".7) Teste seu FaceTime, lembre que ele só completará a ligação se estiver ligando para outro iPhone 4 com FaceTime ativado, do contrário ele dará o recado dizendo que o numero que voce esta ligando nao tem suporte para o facetime.8) Apos isto, pode ir em AJUSTES>>TELEFONE e ative a opcao "mostrar meu numero"."

  • João carlos

    23 janeiro, 2011., 6:48 pm / Reply

    Problema que número portado não envia SMS internacional :/

  • Alexandre

    27 janeiro, 2011., 6:49 am / Reply

    Somente um relato que ontem parece que a TIM conseguiu resolver a questão do FaceTime em números portados. Dois testes realizados com sucesso. Abraços.

  • joab tim

    13 março, 2011., 7:40 pm / Reply

    Quere leva meu oi para tim

  • Logan

    14 março, 2011., 10:54 pm / Reply

    Valeu ae Rilton, salvou a pátria aqui, hehehe

  • Thiago

    29 abril, 2011., 9:54 pm / Reply

    o meu tava com esse pau, ai naquela tela que aparece escrito MEU NUMERO (la em cima) eu tirei o prefixo do brasil e do ddd, ficou so meu numero, e agora funciona!

  • Victor

    6 julho, 2011., 11:23 pm / Reply

    É só ativar as funções 3G, Dados do Celular, Roaming de Dados em Ajustes > Geral > Rede. Espera uns 30 minutos (no máximo) e a função FACETIME funcionará! Tb tive uma dor de cabeça danada com a Claro e a Vivo e eles não sabem de nada, e quando eu digo nada, é NADA MESMO!!!! A operadora de telemarketing da Claro disse: "O senhor face o quê?" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK =D

  • lazaro

    30 novembro, 2011., 12:25 am / Reply

    POxa cara que isso hahah esses caras são FDP, o meu iphone 4 deu pau, ele sempre funcionou direitinho, e agora eu ja restaurei, 3 vezes o facetime nao sai dessa p(*&^%$ de esperando ativacao.. poxa..o q eu faço me ajudem..obrigadoATTLázaro ..

  • Anônimo

    14 dezembro, 2011., 6:52 am / Reply

    Que bixa brava

  • sidney

    4 março, 2012., 6:47 pm / Reply

    caramba alguem me da um help? consegui facilmente trocar meu numero perdendo o da postabilidade porem ainda aparece como numero dewcobhecido e não consigo ativar facetime . podem me ajudar?

  • sidney

    4 março, 2012., 6:48 pm / Reply

    troquei meu numero tim pra um que começa com 8 , reiniciei o iphone porém no local onjde tem telefone ainda aparece como desconhecido meu numero e quando ativo facetime e imessage ainda aparece esperando ativação e depois falhou .

    • Anello

      3 abril, 2012., 11:23 pm / Reply

      Quem usa TIM pode tentar ativar novamente pq o problema foi resolvido na apple...abraço

LEAVE A REPLY

O seu endereço de email não será publicado